segunda-feira, 26 de novembro de 2012

João se apresenta (Pr. Moisés Suriba)



Recebi esta mensagem do Pr. Moisés Suriba, missionário no Senegal, que foi meu professor no Seminário Betânia há 18 anos atrás. Não pude deixar de compartilhar com vocês, leitores do Sempre com Deus, pois ela nos leva a uma reflexão profunda e muito interessante! Vamos a ela?

....

Um grupo de Jerusalém vem a João Batista.

É interessante ver como o coração humano trabalha.
Às vezes, busca-se conhecer simplesmente por conhecer. Outras vezes, para enriquecer o conhecimento e tirar os benefícios disto. Pode-se, também, correr atrás do conhecimento, mas com a firme decisão de, não obstante o que aprender, em nada mudar na opinião já formada, nem uma vírgula.
E..., um grupo de curiosos envia um outro grupo até João para perguntar sobre sua identidade. “Quem és tu?” Esta era a base da questão. Eles não deixaram, nisto, transparecer a motivação desta entrevista.

O que sabemos, segundo o evangelho de Lucas, é de que o povo estava na expectativa, e todos se perguntavam entre eles mesmos, se João não era o Cristo. Lucas 3.15
Mas, voltemos à questão: “Quem és tu?” Diante de uma pergunta sobre nossa identidade, haverá pelo menos quatro possibilidades de resposta:
- Embarcamo-nos na resposta, a mais exata possível, tirando proveito dela.
- Respondemos, deixando as pessoas na dúvida de quem somos e aproveitamos desta dúvida.
- Damos uma falsa resposta sobre quem somos.
- Ou, enfim, falamos a verdade, sem pretensões paralelas, e tiramos da cabeça dos outros qualquer falsa concepção sobre nós.

Diante da questão e da expectativa do povo, o Evangelho de João diz que “João Batista declarou, ele não negou, ele declarou que ele não era o Cristo.”  João 1.20
Mas, qual outra reposta ele podia dar sem mentir?
- “Meus amigos, o que vocês pensam? Eu, o Cristo? O Ungido do Senhor? O Messias? Eu não vos responderei. Mas, partam e digam aos que vos enviaram que eu fui cheio do Espírito Santo antes mesmo de nascer.”
Se João tivesse respondido assim, ele não teria mentido, mas teria deixado o povo na mesma falsa expectativa sobre si.
Ou ele poderia ter dito.
- “Não, eu não sou o Cristo, maaas... eu sou seu mensageiro. Eu sou aquele que vem antes dele, diante da sua face. Eu não sou o Cristo, mas eu sou aquele que vai apresentá-lo ao mundo. O que vocês pensam sobre mim? Partam daqui e o digam àqueles que vos enviaram até mim.    
A resposta de João foi:
- “Eu não sou o Cristo.”
Ninguém tinha que ficar com dúvidas no coração. Ele não era e deixou isto claro.
Segunda questão:
- “És tu Elias?” v.21
João poderia ter respondido:
- “Meus amigos, esta é uma boa questão. O profeta Malaquias falou da parte do Senhor, precisamente sobre este assunto. Ele disse: ‘Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;...’. E, em verdade, ele falava sobre mim. Bom… partam e reflitam sobre as palavras do profeta Malaquias.”
João poderia ter respondido também:
- “Não, eu não sou Elias, mas eu fui enviado na mesma virtude do profeta Elias. O mesmo Espírito que estava sobre Elias está sobre mim.”
Qual foi a resposta de João sobre se ele era Elias?
- “Eu não sou.” Ponto final.

Terceira questão :
-
“És tu o profeta?” v.21
Eles não perguntaram se ele era um profeta, mas o profeta.
Ele poderia ter dito:
- “Não, o Profeta é Cristo, mas no que concerne à Lei e aos profetas... deles eu sou o último”.
Resposta de João:
- “Não!” v.21
Quarta questão:“Quem és? para podermos dar resposta aos que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?”
Resposta:
- “Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” v.23
Minha gente, quanta diferença de hoje!

Por: Pr. Moisés Suriba
Missionário no Senegal

Nenhum comentário: